Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná encerra em Londrina

Os campeões da fase municipal estão classificados para a fase regional, que acontece entre os dias 18 e 25 de maio em Centenário do Sul e Lupionópolis

Londrina realizou entre os dias 9 e 20 de abril a Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná, com torneios realizados no Ginásio Bandeirantes, no Ginásio Moringão, nas quadras do Colégio Estadual Polivalente de Londrina e do Colégio Estadual Vicente Rijo, além das quadras de areia do Lago Igapó. Cerca de mil atletas, de 97 equipes e 39 escolas, competiram nas modalidades de Handebol, Futsal, Basquete, Voleibol e Vôlei de Praia. A competição foi finalizada ontem, segunda-feira (23), com os jogos de Voleibol feminino.

Os participantes dos JEPs são alunos de 8º e 9º ano (categoria B) e alunos do Ensino Médio (categoria A). Os campeões da fase municipal estão classificados para a fase regional, que acontece entre os dias 18 e 25 de maio, em Centenário do Sul e Lupionópolis.

Resultados - No basquetebol feminino, o primeiro lugar ficou com o Colégio Estadual Pe Wistremundo R. P. Garcia, na categoria B e Colégio Atopp, na A. Já na categoria masculino B, o Colégio Newton Guimarães levou o título e na categoria A o Colégio Sant James conquistou o pódio.

No vôlei de praia, na categoria B, os classificados foram o Colégio Positivo Santa Maria, no masculino, e o Colégio Londrinense, no feminino. Já na categoria A, os classificados foram o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, no masculino, e o Colégio Ateneu, no feminino.

No handebol feminino A, o Colégio Olympia M. Tormenta levou a taça, no B o título ficou com o Colégio Biodiversidade. O handebol masculino teve vitória do C.E. M. Champagnat na categoria A e do Colégio Biodiversidade na B. O futsal feminino A e B terminaram com a vitória do Colégio Tsuro Oguido. Os classificados do futsal masculino foram o C.E. M. Champagnat, na categoria A e o Colégio Ética, na categoria B.

O voleibol masculino teve como vencedores o Colégio Vicente Rijo na A e o Colégio Londrinense na B. Os jogos femininos foram os últimos a acontecer, ontem, segunda-feira (23) e os pódios ficaram com o C. Vicente Rijo, na categoria A, e o C.E.M. Champagnat na B.

Sobre os JEPs - Os jogos estão na 65ª edição e são considerados a maior competição escolar do país. Todos os anos os jogos envolvem, entre atletas, árbitros, comissões técnicas, dirigentes e organizadores, cerca de 100 mil pessoas. As classificações para as fases regionais se dão a partir de etapas municipais, organizadas em cada cidade.

Depois da fase municipal, serão duas fases regionais, em 32 diferentes municípios, uma macrorregional, com oito sedes (de 12 a 17/06), e duas finais, uma em Apucarana (29/06 a 07/07), para atletas de 12 a 14 anos, e outra em Campo Mourão (03 a 11/08), que receberá os atletas de 15 a 17 anos. As primeiras regionais serão entre os dias 4 e 10 de maio. A segunda fase regional será entre os dias 18 e 24 de maio.

Além de promover o desporto de rendimento para escolares, os jogos têm o intuito de congregar os alunos-atletas dos vários estabelecimentos de ensino do município, propiciando o estímulo recíproco, intercâmbio social, a vivência e reflexão sobre os aspectos positivos do esporte, contribuindo para situar a escola como centro cultural, desportivo e formativo da comunidade. Além disso, propiciam a oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos, sem perder de vista os valores educacionais dos Jogos Escolares do Paraná.

A Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), jogos oficiais da Secretaria do Esporte do Estado do Paraná, são organizados em Londrina pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina, com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina(FEL).