FEL recebe visita do secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba

Escrito por N.com

Além de conhecer escolas e centros esportivos da cidade, Marcello Richa visitou lugares que devem receber o projeto Arenas Multiuso

IMG 20180202 WA0011

Nesta quinta-feira (1º), o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, se reuniu com o secretário de Esporte, Lazer e juventude de Curitiba, Marcello Richa. Durante sua visita a Londrina, Richa conheceu diversos lugares que recebem projetos esportivos da Prefeitura de Londrina por meio da FEL, como escolas, centros esportivos e o Estádio do Café.

De acordo com Madureira, no final de 2017, ele esteve com Richa em Curitiba, onde viu pessoalmente o que era feito pelo esporte na cidade. O propósito da visita a Londrina foi o mesmo, compartilhar ideias e trabalho. “O intuito era que o secretário conhecesse o esporte em Londrina. Ele viu que o nosso trabalho é muito rico, mas precisamos de parcerias, melhorias e materiais para atender muito mais o público, e isso o deixou bem motivado”, contou Madureira.

Richa conheceu o trabalho de atletismo feito no Estádio do Café, os projetos feitos no Centro Esportivo Maria Cecilia, e visitou lugares onde possivelmente serão instaladas as Arenas Multiuso. O projeto, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), acontece em parceria com as prefeituras, as quais cedem o terreno para que a SEET instale os equipamentos, que incluem estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético, e podem ser utilizados para a prática de diversas modalidades esportivas.

O secretário de Curitiba se mostrou interessado em dar atenção aos investimentos de esporte no município. “Pude conhecer maravilhosos projetos que vem mudando a realidade de algumas comunidades, garantindo qualidade de vida para as pessoas que, muitas vezes, mais precisam do suporte do poder público. O esporte tem de fato essa ferramenta maravilhosa que é transformar uma sociedade, combatendo a criminalidade, rebatendo alguns espaços urbanos, então pude sair extremamente satisfeito e feliz”, enfatizou.
Projeto Arena Multiuso – O primeiro lugar a receber o campo multiuso é o Conjunto Aquiles Stenghel, ao lado da Associação de Moradores do Conjunto, na Rua Vergilio Perin, 935. O valor da quadra com seus equipamentos é de R$370 mil, investidos pela SEET.

Cabe à Fundação de Esportes de Londrina investir 10% desse valor como contrapartida, além de a Prefeitura disponibilizar o terreno para a instalação do projeto. O Município também fica responsável, em conjunto com a Associação de Moradores, pela manutenção e segurança do espaço. O projeto paranaense teve início no ano passado e municípios pequenos como Peabiru, Missal e Farol já receberam a iniciativa.

No final da tarde, Richa ainda participou de um encontro na FEL com diversos representantes de modalidades esportivas de Londrina. Estiveram presentes também o deputado federal Alex Canziani, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) em Londrina, Lucia Aparecida Cortez, o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Victor Hugo Dantas, e o ex-atacante do Londrina, Carlos Alberto Garcia.