Projeto Formando Campeões é lançado em Londrina

Ação marcou a reinauguração do Centro Esportivo Maria Cecília, onde vai funcionar o trabalho

quadra.maria.VPNesta quarta-feira (6), foi lançado oficialmente o Projeto de Voleibol Formando Campeões. A solenidade foi no Centro Esportivo Maria Cecilia, na região norte de Londrina. Além do lançamento, o evento também marcou a reinauguração do local, que passou por reformas e será sede do projeto, idealizado por Elisangela Almeida de Oliveira (Lili) e Gilberto Amauri Godoy Filho (Giba), atletas londrinenses do voleibol.

O projeto vai oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, introduzir o esporte no cotidiano de crianças e jovens, descobrir novos talentos e formar futuros atletas na cidade.

O trabalho possui apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Além de Elisangela e Giba, o trabalho conta com o incentivo do médico Marcos José Tarasiewich, presidente da Associação Desportiva Pro Sport (ADEPS), responsável por gerir o projeto.

A proposta terá início no Centro Esportivo Maria Cecília, para depois ser implantada em mais três núcleos de formação. No total, serão quatro centros distribuídos em quatro regiões de Londrina. A FEL, órgão responsável pela administração do local, já oferece aulas de handebol, futsal, atletismo, ginástica/alongamento, treinamento funcional e caminhada.

quadra.maria.V2O chefe de gabinete, Bruno Ubiratan, representando o prefeito Marcelo Belinati, destacou a importância do trabalho. “A administração do Marcelo tem como um de seus pilares a valorização do esporte e o projeto Formando Campeões vem somar ao que defendemos. Também é muito bom ver este local reformado para melhor atender a este e outros projetos que possam vir a ser desenvolvidos. Parabenizo o Fernando Madureira pelo valioso trabalho que vem realizando”, frisou.

O presidente da FEL, Fernando Madureira, ressaltou a importância do trabalho que é realizado no clube e acredita que todos os projetos vêm para atender as necessidades do esporte recreativo e de lazer da população. A partir da primeira quinzena de setembro, o centro esportivo vai oferecer aulas de hidroginástica e natação nas piscinas que foram revitalizadas. As quadras também receberam melhorias, como limpeza e pintura, que, além de qualificar e ampliar o atendimento à população, vai receber os Jogos da Juventude do Paraná e, agora, o Projeto Formando Campeões.

Durante o encontro, Giba e Lili apresentaram a estrutura do projeto e avaliaram a intenção de combater a obesidade infantil com a prática de atividades físicas e orientações sobre alimentação saudável. “Será um projeto com vários objetivos e eu peço a participação dos pais na reeducação alimentar das crianças”, pediu Giba.

quadra.maria.V4De acordo com Lili, o projeto também é uma forma de retribuir à cidade de Londrina o que os atletas conquistaram. “Somos pés-vermelhos, então queremos trazer o que a gente conquistou e dar essa oportunidade para as crianças da cidade”, enfatizou.

O evento contou com a presença do deputado federal, Alex Canziani; do vice-prefeito, João Mendonça; do presidente da ADEPS, Marcos José Tarasiewic; do chefe da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Adalberto Dhener; dos vereadores Péricles Deliberador, Junior Santos Rosa e Felipe Barros. Também estiveram presentes, representantes de empresas apoiadoras do projeto e atletas que irão representar Londrina nos Jogos da Juventude e em competições pela ADEPS e pelo Projeto Formando Campeões.