Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes participam do Festival Esportivo 2017

Escrito por N.com

O evento busca oportunizar o intercâmbio entre as escolas da rede municipal e incentivar o interesse pela prática permanente do esporte

Será realizado na próxima quarta-feira (30), o Festival Esportivo 2017. O evento acontece desde 2013 e é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e tem apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Este ano reunirá cerca de 1.200 estudantes de 4º e 5º ano, de 36 escolas municipais de Londrina. Os alunos disputarão as modalidades de futsal, minivôlei, bola queimada e atletismo. Os jogos de minivôlei, bola queimada e futsal acontecerão no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez (Moringão), localizado na Rua Gomes Carneiro, 315, Boa Vista. As disputas de atletismo serão no Zerão, próximo ao Ginásio Moringão.

Segundo o profissional do Apoio Pedagógico em Educação Física da SME, Júnior Cesar Dias de Jesus, o objetivo do festival é dar aos alunos a oportunidade de fazer um intercâmbio com outras escolas da rede municipal e incentivar neles o interesse pela prática permanente do esporte. Ele ressaltou ainda a importância da preparação que as escolas vêm fazendo. “Para que esse evento pudesse acontecer, houve um trabalho de todas as escolas, no sentido de apresentar esses esportes aos alunos. E os professores de educação física têm um papel fundamental nisso”, completou.

Júnior explicou que como o evento não tem caráter competitivo e sim de integração entre os alunos, todos os participantes receberão medalhas ao final das competições. Cada escola poderá levar 30 alunos para o festival.

Na escola Municipal Claudia Rizzi, localizada na Rua Ibrahim Soubhia, 320, no Jardim Paraty, região norte, a seleção dos 30 estudantes que participarão do festival foi feita por meio de sorteio. O professor de educação física da escola, Ecliton dos Santos Pimentel, é quem levará os estudantes para o evento. Ele vê no festival a oportunidade de proporcionar aos alunos uma noção mais completa dos esportes. Segundo ele, conteúdos como regras, origem e fundamentos destes esportes já foram trabalhados em sala de aula.
Pimentel disse ainda que para as crianças, a relevância está entre o que aprenderam na escola, dentro de práticas esportivas e práticas populares, como a bola queimada. “Na escola eles estudam esses jogos e agora vão vivenciar. Não é pura e simplesmente para jogar, é dentro de um contexto. E, muito importante também, é que acaba estimulando a importância de ter uma vida fisicamente ativa”, ressaltou.

Além disso, o professor atentou também para a importância do esporte no sentido de desenvolver noções de cidadania nas crianças. “Como lá nós teremos também competições mistas, em que jogarão meninos e meninas, vamos trabalhar a questão da diversidade, do respeito e espírito de equipe”, ressaltou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página