Paraná é tricampeão geral do Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Campeonato aconteceu no Moringão, que foi palco de lutas e apresentação de novos coletes, considerados uma inovação no esporte

taekwondo1

Londrina foi sede, neste fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento contemplou as categorias Infantil, Cadete, Juvenil e Sub-21. Dentre os estados brasileiros na disputa, o Paraná foi o grande campeão, seguido de Santa Catarina, na segunda posição, e de São Paulo, em terceiro lugar.

As disputas aconteceram no Ginásio de Esportes Moringão, onde mais de mil pessoas prestigiaram o campeonato. Entre os presentes na abertura, estiveram os técnicos e árbitros do Taekwondo de todo o Brasil; vereadores e representantes de Londrina; presidentes das federações de Taekwondo; o deputado federal, Alex Canziani; e o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, Junior Maciel.

Além de prestigiar as lutas, o público conheceu os novos equipamentos de Taekwondo, que possuem luzes de led e os coletes adaptados para atletas com deficiência visual, que emitem dois tipos de sons. “Os atletas, deficientes visuais, conseguem encontrar o adversário pois são emitidos dois tipos de sons conforme ele se aproxima. Já leds são luzes que vão acendendo conforme o golpe é contabilizado. Ambas tecnologias são inovações no esporte”, comentou o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro dos Santos.

A produção dos novos coletes durou cerca de cinco anos e a estimativa é que eles sejam usados ainda este ano no Brazil Open de Taekwondo, competição prevista para outubro, também em Londrina. No campeonato deste fim de semana, os atletas utilizaram os mesmos equipamentos dos Jogos Olímpicos, cedidos pela Marinha do Brasil.
No Brasileiro, 600 competidores disputaram premiações individuais e por equipes. Em individual, foram entregues medalhas para o 1°, 2° e 3° colocados. Para as equipes, troféus do 1º ao 3º colocado, nas categorias geral, faixa preta e faixa colorida. Além das premiações, os atletas vencedores do Brasileiro ganharam 20 pontos no Sistema de Ranking Nacional e serão contemplados também com a Bolsa-Atleta de 2018.

O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Taekwondo e da Federação Paranaense de Taekwondo, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Copel e Secretaria de Esportes do Paraná. O evento também contou o apoio de vários órgãos e instituições.

Confira abaixo os resultados gerais:

Resultado - Placar Geral

1º Paraná - 186 pontos