Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Londrinense vence campeonato internacional de karatê
Início do conteúdo da página

Londrinense vence campeonato internacional de karatê

Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 15h05

O carateca londrinense, Vinícius Figueira, subiu no lugar mais alto do pódio no último sábado (27).  Após vencer as cinco lutas que disputou, o atleta conquistou a medalha de ouro no Open da Sérvia, o Internacional Karatê Tournament – Golden Belt 2021. O atleta, que faz parte da Seleção Brasileira, está cada vez mais perto de sua vaga olímpica.

Figueira comentou sobre a participação na competição, destacando sua importância. “Foi um campeonato com um nível muito bom. Havia atletas das seleções de Montenegro, Croácia, Sérvia e Bósnia, e portanto, participaram excelentes atletas europeus. Para mim, foi muito importante por conta da preparação, acabei fazendo cinco lutas com atletas que estão competindo no circuito, então a competição serviu para eu me preparar e pegar confiança para as próximas competições”, frisou.

O técnico e presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, comemorou a vitória. “O Vinícius Figueira treina comigo desde os 11 anos. O que fez a diferença na vida dele foi o comprometimento, a busca pelos seus objetivos. Ele é um jovem que sempre ouviu bastante, sempre dedicado desde pequeno, começou a se destacar logo cedo. Sempre soube que ele seria um talento. Eu disse a ele, no exame de faixa, que se ele fizesse a parte dele e eu a minha, ele estaria da Seleção”, comentou.

No momento, o carateca se prepara para a sua próxima competição, a etapa de Lisboa da Premier League, que deve acontecer entre 30 de abril e 2 de maio. Esse será o último evento que somará pontos para o Ranking Olímpico. “Agora, meu maior objetivo é essa competição de Portugal, que é a última etapa do ranking mundial, valendo a vaga olímpica, então estou bem focado para Portugal. A preparação é dedicação total com esse objetivo hoje, ser campeão em Lisboa”, contou.

O atleta comentou sobre a possibilidade de estar nas Olimpíadas. “As chances são muito altas. Na verdade, já tinham fechado o ranking, eu já estava dentro das olimpíadas, mas com o adiamento dos jogos olímpicos, a confederação mundial abriu novamente o ranking, abrindo mais uma etapa. E agora é me manter na colocação que estou para confirmar essa vaga para os jogos olímpicos”, avaliou.

Para Oguido, o resultado vem de um trabalho em conjunto. “Eu sou sensei, professor e técnico. Difícil não é você comandar um atleta em uma competição, é você mantê-lo por anos no tatame. Foi um trabalho em conjunto, do Vinícius e meu, da equipe, dos pais, que fez ele chegar onde chegou. Então, as olimpíadas é um sonho nosso. Não só um sonho dele, mas meu, da família e de seus amigos. E é ótimo para a cidade ter um atleta olímpico ‘pé vermelho’ é uma satisfação, uma alegria gigantesca”, destacou.

O atleta conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, através do Fundo de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). Parceria que se mantém há mais de 15 anos. “É uma honra levar o nome de Londrina. Eu tenho muito orgulho da minha cidade, sempre que tenho a oportunidade, falo muito bem dela. Muito orgulho da cidade e de ganhar projeção por ela, é uma cidade maravilhosa para mim. Posso rodar esse mundo inteiro, mas eu sempre quero voltar para Londrina, tenho muita alegria de ser londrinense”, concluiu.

registrado em:
Fim do conteúdo da página