Londrina recebe Circuito Caixa de Maratoninha no próximo domingo (29)

No total, 50 instituições de ensino estarão envolvidas na organização, totalizando 1.500 crianças

O Circuito Caixa de Maratoninha, maior competição de corrida infantil do país, estará pela 12ª vez em Londrina, no dia 29 de abril. O circuito tem largada prevista para 9 horas no estacionamento do Jardim Botânico de Londrina, na Avenida dos Expedicionários, 200. Para a disputa, são esperadas 1.500 crianças de escolas públicas e particulares, além de integrantes de projetos sociais.

A corrida será dividida em quatro categorias: 5 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 e 12 anos e especial até 12 anos, para crianças com deficiência. Os participantes serão separados em baterias por faixa etária e o campeão de cada bateria será premiado com uma bicicleta. Para participar na categoria especial as crianças devem ter de 5 a 12 anos. No dia do evento, se necessário, a organização poderá solicitar documento que comprove a condição da criança. Já os atletas surdos/mudos correrão na categoria regular, conforme a faixa etária. Todos os inscritos receberão camiseta, boné e medalha de participação.

O percurso da corrida será de 100 metros para a categoria especial e 300 metros para as demais. Para a entrega da premiação é obrigatório apresentar documento de identificação da criança, para isso serão aceitos certidão nascimento, carteira de estudante ou RG da criança.

A edição deste ano contará com a competição exclusiva para crianças ciclistas, promovida em parceria com o Clube de Ciclismo de Londrina, e a participação de pequenos corredores estudantes da zona rural da cidade. No total, 50 instituições de ensino estarão envolvidas na organização da edição de 2018, sendo 47 escolas municipais, além da participação das crianças do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) e da Associação Pais Amigos Excepcionais de Londrina (Apae).

Madrinha Circuito Caixa de Maratoninhas – Neste ano, a madrinha do circuito será Rosemar Coelho, ex-corredora que defendeu a Seleção Brasileira de Atletismo de 1998 a 2011. Ela conquistou diversas medalhas, entre elas a de bronze no revezamento 4 x 100 nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e a de ouro no mesmo revezamento, nos Jogos Pan Americanos De Guadalajara, no México (2011).

A atleta participará de palestras no dia 27 de abril, na Escola Municipal Américo Sabino Coimbra, no Vista Bela, às 10h30 e no dia 28, no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), às 10 horas. O encontro na escola será voltado para os alunos do ensino fundamental e médio, já a palestra na Inesul é aberta a todos os interessados. Rosemar irá contar sobre a sua carreira e os desafios de ser uma atleta profissional.

O Circuito Caixa de Maratoninha conta com a parceria da Prefeitura de Londrina, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (Ipec) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).