Atletas londrinenses de Caiaque Polo vão para Mundial no Canadá

Escrito por N.com/ Renan Oliveira

Três atletas de Londrina foram convocados para representar o Brasil no campeonato mundial

polo.visita.V2O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, recebeu nesta segunda-feira (12), em seu gabinete, três atletas da equipe de Caiaque Polo de Londrina, Grilos Team/Iate Clube, que conquistou o título do Campeonato Brasileiro da modalidade na categoria principal. Iago Gentil Carani, 24; Leonardo Colomera, 25, e Guilherme Rabelo de Paula, 26, disputaram pelo time londrinense a competição, realizada em São Miguel Arcanjo, no interior paulista, nos dias 3 e 4 de março.

Após o título do torneio, conquistado por 3 a 0 na final diante do time que representava São Paulo (SP), os atletas de Londrina foram convocados para integrar a seleção brasileira de caiaque polo que disputará o campeonato mundial no Canadá, entre os dias 31 de julho e 5 de agosto. Na visita à Prefeitura, os atletas estiveram acompanhados do vereador Tio Douglas, que incentiva a modalidade, solicitando apoio ao prefeito para viabilizar patrocínios com entidades locais para custear as despesas relacionadas às viagens.

O prefeito parabenizou os atletas pelo título nacional e disse que tentará fazer o que estiver ao alcance do Município para mobilizar empresas e instituições da cidade em torno desse objetivo dos atletas. “O caiaque polo é uma modalidade esportiva muito vitoriosa aqui, e estes atletas ajudam a valorizar e levar o nome de Londrina para todo o Brasil, portanto, não pode ficar sem o apoio merecido. Na medida do possível, tentaremos atrair os incentivadores para colaborar”, disse Marcelo, desejando boa sorte na preparação para o campeonato mundial.

Os três atletas londrinenses praticam o caiaque polo na cidade há mais de 10 anos, sendo que cada um deles já disputou duas vezes o campeonato mundial, e agora estão caminhando para sua terceira edição do torneio. “O prefeito Marcelo abriu as portas para nos receber e sinalizou positivamente para ser parceiro na viabilização de apoio. Também teremos reuniões com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que também se coloca à disposição, e com outras entidades do município para que possamos mais uma vez representar Londrina em um campeonato de nível mundial. Serão 24 nações na disputa e nosso objetivo é terminar, pelo menos, entre os 16 melhores, que garantem uma vaga automaticamente para a edição do próximo ano”, disse o atleta Igor Gentil Carani.polo.visita.VP

Tio Douglas afirmou que o incentivo aos atletas é uma forma de valorizar o esporte e também os bons projetos desenvolvidos no âmbito municipal. “Estes atletas, além da parte esportiva que vem sendo bem-sucedida, são comprometidos com o local onde treinam, o Lago Igapó, que é um dos cartões postais da cidade. Eles colaboram com a limpeza do lago e sempre se colocam à disposição no que é preciso para a boa manutenção da área onde praticam a modalidade”, disse.
Os três atletas pretendem, em breve, retomar juntos as atividades da escolinha de Caiaque Polo de Londrina, que tem como objetivo a formação de novos atletas e o incentivo a crianças e jovens da cidade interessados em praticar o esporte.

Caiaque Polo – É uma espécie de polo aquático em que os atletas jogam com o caiaque. Dois times, com cinco canoístas cada, competem com o objetivo de marcar gols na goleira do adversário.

Fotos: Vivian Honorato