Projeto social oferta aulas gratuitas de judô para alunos do Cafezal

A abertura oficial do projeto ocorre nesta quarta-feira (8), às 14 horas, no Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, local das aulas

A Associação Londrinense de Judô em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), reinaugura, nesta quarta-feira (8), às 14 horas, o polo do projeto social de judô, no Conjunto Cafezal de Londrina. Será no Colégio Estadual Professora Maria José Balzanelo Aguilera, sede do trabalho que contou com o projeto durante quase 15 anos. Além do presidente da FEL, Fernando Madureira, a solenidade deve contar com a participação de vários atletas londrinenses e faixas pretas que já treinaram no local.

De acordo com Alexandre Segantin, técnico e organizador do projeto, o colégio foi um polo de judô de muito sucesso por mais de uma década. “O polo existiu até 2012, depois foi fechado. Este ano, a Associação tem o apoio da Prefeitura e está reabrindo para formar novamente uma base ali”, explicou.

As aulas já estão acontecendo, porém, a abertura oficial do projeto social será na quarta-feira (8), com a entrega oficial dos materiais. O local de treinamentos conta inicialmente com 15 vagas para três turmas (sub 13, sub 15 e sub 18). “Nesses quase 15 anos, passaram mais de mil judocas por ali. Muitos jovens que fizeram judô no colégio, hoje são profissionais de mercado. Então ficou até mais fácil do pessoal procurar o projeto”, contou Segantin.

Beneficiado pelo Programa de Incentivo para a Realização de Projetos Esportivos, com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), o trabalho adquiriu 30 tatames modelo olímpico e 45 quimonos. De acordo com Segantin a ideia é a cada ano comprar mais materiais para que a Associação tenha estrutura para fazer eventos e difundir ainda mais o esporte na cidade.

O projeto atende alunos do Colégio Professora Maria José Balzanelo Aguilera e tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do judô e da educação. A Associação também objetiva descobrir novos talentos para o judô e suprir a equipe de rendimento de Londrina.