Londrina recebe a 10ª edição da Maratoninha da Caixa neste domingo (30)

Escrito por uliana Gonçalves, com informações da Assessoria de Imprensa da CMTU | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 20h42

Evento deve ter a participação de cerca de 1.500 alunos da rede municipal; a partir de hoje (27), o trânsito no local das provas será parcialmente interditado

Londrina sedia, neste domingo (30), a 10ª edição da “Maratoninha da Caixa”. O evento vai contar com a participação de alunos de escolas municipais e integrantes de projetos sociais, com idade de 5 a 12 anos, que vão percorrer os trajetos de 100 e 300 metros na Rua da Canoagem, próximo à barragem do Lago Igapó. A largada será às 9 horas da manhã.
Devem participar cerca de 1.500 crianças, de 46 escolas municipais e de projetos sociais ou filantrópicos. As categorias são divididas conforme a faixa etária: 6 a 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos; e Especial (até 12 anos), sendo esta última para crianças portadoras de necessidades especiais. Dentro de cada categoria, haverá a divisão por baterias, conforme idade e gênero, e os primeiros colocados de cada bateria serão premiados com uma bicicleta.
A Maratoninha da Caixa integra o Circuito Caixa de Maratoninha, realizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O evento também tem apoio do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (Ipec).
Segundo o integrante da comissão de organização do evento e coordenador pedagógico de Educação Física da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, as Maratoninhas da Caixa são realizadas em várias cidades do País no decorrer do ano. “Desde a primeira edição do projeto em Londrina, a Secretaria Municipal de Educação é parceira do evento. E a participação dos alunos da rede pública municipal ocorre mediante avaliação e seleção prévia feita pelos professores de educação física. Com a autorização dos pais, a inscrição é feita diretamente pela SME”, explicou.
As inscrições avulsas para a Maratoninha podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É preciso informar o nome completo da criança, a data de nascimento, o nome do responsável e telefone para contato. A inscrição individual pode ser feita até sexta-feira (28).
Todos os participantes irão receber camiseta, boné e medalha. O coordenador pedagógico da SME ressaltou que a realização da Maratoninha tem, dentre os seus objetivos, a finalidade de fomentar a prática esportiva, especialmente do atletismo. “Isso faz com que o aluno desperte seu interesse pela prática da atividade física, que traz benefícios para a saúde e qualidade de vida. Também promove o interesse para questões envolvidas nas aulas de educação física, o que se reflete em mudança de atitude do aluno nas questões de disciplina, relacionamento com colegas, e respeito ao professor. E tudo isso contribui para o bom andamento das aulas e funcionamento das escolas, em geral”, ressaltou.
De acordo com a comissão organizadora, ainda que chova, o evento será realizado.
Bloqueio do trânsito - Em função da realização da etapa do Circuito Caixa de Maratoninha em Londrina, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou bloqueio parcial da Rua da Canoagem, nas proximidades da barragem do Igapó, região sul da cidade, nesta quinta-feira (27).
Entre hoje (27) e sexta-feira (28), a circulação de veículos na via se dará em meia pista, para garantir a segurança dos operários durante a montagem das arquibancadas. E a partir da manhã de sábado (29), o bloqueio será total, com o fluxo de veículos completamente interditado.
Dessa forma, para acessar a zona sul, os condutores que seguirem pela Rua Senador Souza Naves em direção às Ruas Bélgica, Almeida Garret e Heródoto, precisarão converter à esquerda, no semáforo da Rua Clóvis Beviláqua, fazendo o trajeto pela Marcílio Dias e Avenida Duque de Caxias.
No local, cones e placas sinalizarão o desvio. Para auxiliar os motoristas e pedestres durante os períodos de interdição, agentes municipais da CMTU atuarão no monitoramento e na fiscalização do trânsito.